Curiosidades

Histórias e dados sobre Gastronomia e também sobre a Paganini.

20 de abril de 2011
Páscoa na Itália

A Itália é muito fiel à celebrações cristãs e por ter uma cultura vasta, mistura vários elementos dessa crença com outros de crenças pagãs. Em muitas regiões a Sexta-feira Santa e o Domingo de Páscoa são celebrados com manifestações de figurantes vestidos como no tempo de Jesus ou estátuas de Cristo crucificado. Em Roma, acontece a Via Crucis no Coliseu, a primeira de Papa Ratzinger.

A data da Páscoa varia a cada ano, em sua tradição ela é celebrada no primeiro domingo após a primeira lua-cheia da Primavera, calculado a partir do meridiano de Jerusalém, lugar da morte e ressureição de Cristo.

Como em outros eventos festivos, a  tradição religiosa se atrela à famosa culinária italiana. É costume um grande almoço com carneiro e ovos decorados. Comer ovos, sinônimo de uma nova vida, nas tradições mais antigas, celebrava a Primavera. Os cristãos, seguindo esse antigo costume fizeram dos ovos o símbolo de Cristo e começaram a distribuir entre os fiéis uma cestinha com ovos benzidos. Já o carneiro simboliza o sacrifício de Jesus, o Cordeiro de Deus.

No almoço de Páscoa encontramos ovos em diversos pratos, seja como aperitivos, em tortas salgadas (como a Torta Pasqualina), em salgados e doces. E também os mais diferentes tipos de pratos à base de carne de carneiro, feitos na brasa, no forno, frito. Em Roma, o prato típico è o abbacchio que seria o carneiro novo, de leite. Para completar a refeição são servidos os famosos doces, como a Colomba Recheada, com açúcar de confeiteiro por cima e castanhas torradas.

Quanto aos Ovos de Páscoa, o chocolate já passou para o segundo plano, principalmente no quesito recheio. Hoje, pode-se encontrar de tudo dentro de um ovo de Páscoa: bichinhos de pelúcia, jóias e telefones celulares.

Para muitos italianos, a segunda-feira depois da Páscoa (segunda Dell’Angelo) é dedicada a excursões, pic-nics ao ar livre e longas caminhadas depois da letargia invernal. Quem exagerou no dia anterior, pode aproveitar para queimar algumas calorias. Entre os passeios mais interessantes de Pasquetta estão as visitas às cidades de arte que normalmente apresentam atrações turísticas, mostras de arte e feiras. Firense está entre uma das primeiras, principalmente com a chegada da primavera, o que deixa ainda mais bonita as suas ruas e becos. A bela estação também convida a visitar outras cidades para desfrutar a Páscoa entre árvores floridas e os sabores delicados que traz a Primavera.

Sendo assim, aproveitem a Páscoa, deliciem-se com grandes pratos e deliciosos Ovos. Feliz Páscoa para todos.

informações: meiroca.com