Grano duro?

Convide um italiano para comer uma macarronada no domingo e deixe a massa passar do ponto para você ver o que acontece.

Na Itália, massa é coisa muito séria e vai além de comida de última hora. É uma tradição nacional e não se permite brincadeiras ou invencionices. Para eles, para chamar massa deve ser feita apenas com grano duro – praticamente uma DOC (Determinação de Origem Controlada)!

Outra coisa é que massa se come al dente – não é uma papinha de criança. Grano duro é um tipo de trigo, chamado cientificamente de Triticum durum, e produz uma massa mais dura e elástica que não se quebra durante o cozimento na água e nem se desmancha. Perceba que quando se coloca um molho quente sobre uma massa feita com trigo normal, ela cozinha novamente e fica cada vez mais parecida com uma papa.

Já o al dente é o ponto ideal para os italianos, aquele quando a massa ainda está firme para ser mordida. Aqui nesse link para uma matéria do Paladar, do Estadão, você encontra informações interessantes sobre a história do macarrão, que só se tornou comida “de rua” e teve seu tempo de cocção reduzido para poucos minutos no século 18, além dos conceitos de al dente e curiosidades do grano duro.

0 comentários

Mais Posts

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.