Alcachofra

A alcachofra é uma flor exótica conhecida e consumida há séculos. O nome vem do árabe al-kharshûf (algo como planta com espinho). Já o nome científico, Cynara cardunculos, vem de uma lenda grega que diz que Cynara era uma bela jovem que rejeitou Zeus, então ele a transformou em uma planta selvagem e espinhosa.

Lendas à parte, a alcachofra é uma deliciosa e nutritiva iguaria. As suas partes usadas na culinária são o talo, que depois de limpo (sem as fibras), pode ser usado em sopas e saladas; a base das folhas, carnuda e comestível; e o “coração”, ou fundo, considerada a parte mais suculenta. Entre suas propriedades nutritivas, é rica em vitaminas do complexo 13, vitamina A, sais minerais, ferro, cálcio e fósforo. Por ter poucas calorias, é recomendada em dietas.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Paganini: Patrocinadora Oficial do Risorama

A Paganini, com muito orgulho, se tornou Patrocinadora Oficial do Risorama em 2022. Confira as ações exclusivas!

Leia mais

DICAS DE AZEITE EXTRAVIRGEM PARA A PÁSCOA

Saiba quais azeites harmonizam perfeitamente com pratos à base de bacalhau

Os motivos de o bacalhau ser o prato da Semana Santa, na verdade, são mais comerciais que gastronômicos. No século XVI, o Vaticano, que era proprietário de uma grande frota bacalhoeira, viu seus armazéns lotados da iguaria porque a procura declinava. Para movimentar as vendas, decidiu proibir o consumo de carne vermelha durante a Semana Santa e incentivar a comercialização do bacalhau.

Nem precisamos entrar no mérito de como a ideia deu certo e se perpetua até hoje. Além de delicioso, é um alimento saudável, rico em sais minerais, vitaminas e proteínas, e contém baixíssimos teores de colesterol e gordura. Por aqui, é a iguaria predileta na mesa dos brasileiros na semana da Páscoa.

O que poucos sabem é que o segredo para um prato ainda mais saboroso é a escolha do azeite de oliva extravirgem. Por isso, selecionamos cinco produtos que irão acompanhar à perfeição pratos com bacalhau, seja na preparação ou na finalização. Todos são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

O italiano Azeite de Oliva Extravirgem Paganini é perfeito para a elaboração de inúmeros pratos e tem um bico de peneira para auxiliar na medida. É uma opção fresca e aromática, com acidez de 0,5% que vai conferir o sabor ideal no preparo do bacalhau, tanto em lombo quanto desfiado.

O azeite Grezzo Naturale Paganini, também da Itália, é elaborado com técnicas que remetem aos processos de produção antigos,

Leia mais