Curiosidades sobre o tomate

O tomate é uma fruta, parente da berinjela, das pimentas, dos pimentões e também, acredite, das batatas, que começou a ser cultivada nas Américas do Sul e Central.

tomate hoje em dia é fundamental, mas a fruta já foi jogada literalmente na fogueira. Isso porque muito antigamente, quando ainda se acreditava em certas feitiçarias, achavam que ele era venenoso por se assemelhar à mandrágora, planta na época apelidada como “maçã do diabo” por provocar supostos efeitos afrodisíacos.

Lendas à parte, o tomate é uma fruta e é parente da berinjela, das pimentas, dos pimentões e também, acredite, das batatas. Existem algumas teorias sobre suas origens, mas ele começou a ser cultivado nas Américas do Sul e Central. Uns dizem que os primeiros a gostar foram os incas do Peru; outros já acham que quem colocava a fruta na salada eram os mexicanos. O fato é que ele já era consumido bem antes de Colombo chegar por aqui.

A fruta foi enviada à Europa lá pelo século XVI e os primeiros registros em receitas que se têm notícias são da espanhola Sevilha. Quando chegou à Itália, começou a ser chamado de pomo d’oro, pois as primeiras espécies exportadas pareciam maçãs douradas. Os italianos se apaixonaram tanto pela maravilhosa combinação de suculência, doçura e acidez que o tomate até hoje é a cara da Itália.

 

0 comentários

Mais Posts

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.