curiosidades tomate

Benefícios do Tomate

Mesmo sendo tão popular, algumas características dos tomates não são conhecidas pelos consumidores. Nem todos sabem, por exemplo, a quantidade de benefícios para a saúde que eles trazem. Por isso, listamos alguns aqui. Confira!

– Uma das principais substâncias que o tomate possui é o licopeno, um carotenoide que confere a cor vermelha a esta fruta e que pode ser encontrado, em menores quantidades, em alimentos como melancia, goiaba, morango e mamão.

– É justamente o licopeno, e outros fito nutrientes presentes na fruta, os elementos associados a melhora da qualidade do sono, ao combate de inflamações, ao combate aos radicais livres, que retardam o envelhecimento, e a redução do risco de câncer.

– O licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis, como o azeite de oliva extravirgem, pois elas facilitam o transporte pelo organismo. Cozinhar os tomates também melhora a retenção da substância, trazendo ainda mais benefícios à saúde.

– Além desta substância, os tomates são rica fonte de vitamina A que traz efeitos positivos para a saúde dos olhos.

– É fonte do mineral cromo e pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, além de ter baixo teor calórico.

– É rico em potássio, que ajuda a prevenir o estresse oxidativo dos ossos.

– Outra curiosidade é que o fruto faz parte do grupo de alimentos que proporcionam o gosto umami, o que aumenta a salivação e confere aquela sensação agradável na boca. O umami é chamado de quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente apenas em 2000, quando pesquisadores constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas.

0 comentários

0 comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site.