Alcachofra

A alcachofra é uma flor exótica conhecida e consumida há séculos. O nome vem do árabe al-kharshûf (algo como planta com espinho). Já o nome científico, Cynara cardunculos, vem de uma lenda grega que diz que Cynara era uma bela jovem que rejeitou Zeus, então ele a transformou em uma planta selvagem e espinhosa.

Lendas à parte, a alcachofra é uma deliciosa e nutritiva iguaria. As suas partes usadas na culinária são o talo, que depois de limpo (sem as fibras), pode ser usado em sopas e saladas; a base das folhas, carnuda e comestível; e o “coração”, ou fundo, considerada a parte mais suculenta. Entre suas propriedades nutritivas, é rica em vitaminas do complexo 13, vitamina A, sais minerais, ferro, cálcio e fósforo. Por ter poucas calorias, é recomendada em dietas.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Cremas de Aceto Balsâmico Paganini

Os melhores viangres ou acetos balsâmicos nascem na encantadora região montanhosa de Modena, no nordeste da Itália, há mais de 600 anos. Balsâmico é verdadeiramente uma classe à parte de outros vinagres. Ao contrário do sabor ácido normalmente associado aos vinagres, os balsâmicos apresentam uma rica e complexa combinação de aromas doces e uma suave acidez apresentada em variantes de cores escuras. O aceto balsâmico Paganini difere dos demais no tocante à sua concentração.

Práticos e versáteis, os cremas são produzidos para agradar os mais variados e sofisticados paladares, estes refinados produtos enriquecem naturalmente os alimentos e podem ser usados:

– Em marinadas de carne;

– Em saladas;

– Adicionados a morangos frescos ou sorvete de morango;

– Misturados a manteiga derretida, na quantidade desejada, para a produção de molhos rápidos ou grelhar carnes e peixes;

– Espalhados sobre legumes cozidos com aspargos ou feijão verde;

– Fervidos, até a obtenção de um molho grosso e encorpado para temperar carnes, peixes ou macarrão.

Leia mais

7 mitos e verdades sobre o azeite de oliva extravirgem

O azeite de oliva extravirgem é um ingrediente muito apreciado na cozinha de muitos países. As qualidades sensoriais agregam sabor e perfume aos pratos, como massas com pesto e bruschettas, sem contar os inúmeros benefícios para a saúde.

Mas, afinal, azeite faz bem à saúde? Acidez baixa é sinônimo de qualidade? Azeite de oliva extravirgem é o melhor óleo? Conheça alguns mitos e verdades sobre o azeite de oliva e aprenda a escolher o produto certo.

Leia mais