Bouquet Garni

Sabe aquele raminho de ervas que você utiliza para dar sabor aos caldos de carnes ou legumes? O nome é Bouquet Garni e sua origem é francesa, da região de Provença, sul do país, conhecida pela variedade de ervas e, principalmente, pelos campos de lavanda.

Os franceses tiveram a ideia de atar com um barbante um ramalhete com tomilho, louro e sálvia e colocá-lo para cozinhar junto com molhos para facilitar a aromatização. Hoje em dia outras ervas também são utilizadas, de acordo com as receitas. Quais são as suas prediletas?

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Quer cortar cebola como um chef de cozinha?

Provavelmente mais da metade de todos as receitas salgadas que cozinhamos aqui no Brasil começam com alho e cebola! Feijão, ragu, molho de tomate ou bolonhesa, por exemplo, têm início a partir dela. Por sinal, essa preparação de ingredientes picadinhos chama-se mise en place, termo francês que significa “pôr em ordem, fazer a disposição”.

Mas você sabe como cortar corretamente uma cebola? Aqui a gente te ensina o passo a passo dos cortes Brunoise (quadradinhos de 2 milímetros), Julienne (em tiras) ou ainda em formato de Anéis.

Leia mais

Bruschettas

A primavera começou com céu azul e sol brilhando em grande parte do país. É natural que as comidinhas prediletas a partir de agora sejam mais leves, que combinem com um vinho branco ou rosé (veja sugestão aqui) ou ainda com uma deliciosa cerveja, como as alemãs Paulaner. Nossa sugestão hoje são as bruschettas, o antepasto italiano feito à base de pão, originalmente tostado em grelha com azeite de oliva extravirgem e esfregado com alho. Existem infinitas variações, mas as mais conhecidas são aquelas que levam queijo, tomate e manjericão.

Leia mais