Carbonara Day: comemore a receita italiana que ganhou o mundo

Conheça a origem do famoso molho é uma receita especial para a data

No dia 6 de abril comemora-se o Carbonara Day. De origem italiana, o molho à Carbonara, principalmente unido à massa, é sucesso mundial por, além de delicioso, ser prático de preparar. Nessa data especial, a Paganini traz curiosidades sobre essa receita e ensina a fazer um delicioso prato à Carbonara.

Receita original e adaptação

Não se sabe a origem correta do Carbonara. Algumas histórias ilustram um contexto de Segunda Guerra Mundial, em que uma família italiana precisou se alimentar com os ingredientes fornecidos por estadunidenses e, sem compreender os rótulos em inglês, fez uma mistura e chegou ao hoje aclamado molho. Outro conto diz que a receita de massa à Carbonara nasceu em Roma, para alimentar trabalhadores carvoeiros, chamados de “carbonari”. Acatando os conceitos de refeição simples, nutritiva e prática, surgiu a receita. Falando na profissão, uma terceira versão diz que tudo aconteceu porque um ex-carbonaro (limpador de chaminés), após deixar o cargo e abrir uma “osteria”, servindo o prato e nomeando-o com a antiga profissão, em forma de homenagem.

A receita original leva guanciale (corte que abrange a região lateral da cabeça e o pescoço do porco), ovo, queijo e pimenta, mas o ingrediente suíno é geralmente trocado por bacon defumado. Um elemento-chave do molho à Carbonara é o queijo que finaliza o preparo. O parmesão ou o pecorino (e por que não os dois?) dão um toque especial à receita, deixando ainda mais cremoso e saboroso.

Aprenda a fazer um prato à Carbonara!

Massas geralmente são uma escolha para acompanhar o molho que destacamos. Que tal aprender a fazer um prato caprichado para comemorar o Carbonara Day? Com ingredientes Paganini, melhor ainda! Recomenda-se sempre o uso de massas de grano duro por seu sabor que evidencia o molho.

Com vocês, Spaghetti à Carbonara!

Ingredientes:

250 g de Spaghetti Paganini

2.5 l de água

2 colheres de sopa de Azeite de Oliva Extravirgem Paganini

1 colher de sopa de manteiga sem sal

150 g de bacon picado

1/2 xícara de vinho branco

2 ovos

2 gemas

40 g de Parmesão

40 g de Pecorino

Sal e pimenta-do-reino a gosto

1 colher de sobremesa de sal grosso

Modo de preparo:

Em uma frigideira grande aqueça o azeite e a manteiga, coloque o bacon e deixe dourar.

Acrescente o vinho branco, deixe reduzir e reserve.

Em um bowl bata os ovos com metade dos queijos, tempere com sal e pimenta e reserve.

Em uma panela, coloque a água e o sal grosso. Quando ferver, coloque a massa e cozinhe pelo tempo indicado na embalagem (7-8 minutos). Quando a massa estiver pronta, escorra e reserve 1 xícara de chá da água.

Na frigideira com o bacon ainda quente, coloque os ovos, as gemas e a água do cozimento aos poucos. Ligue a frigideira em fogo baixo e mexa bem. Coloque a massa, o restante dos queijos e acerte o tempero.

Assim que formar um molho espesso, desligue e sirva com a pimenta-do-reino moída na hora.

Bom apetite!

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. campos marcados com * são obrigatórios.