O que é massa de grano duro?

grano duro

Grano duro é um tipo de trigo que produz uma massa mais dura e elástica.

Convide um italiano para comer uma macarronada no domingo e deixe a massa passar do ponto para você ver o que acontece. Na Itália, massa é coisa muito séria e vai além de comida de última hora. É uma tradição nacional e não se permite brincadeiras ou invencionices. Para eles, para chamar massa deve ser feita apenas com grano duro – praticamente uma DOC (Determinação de Origem Controlada)!

Outra coisa é que massa se come al dente – não é uma papinha de criança. Grano duro é um tipo de trigo, chamado cientificamente deTriticum durum que produz uma massa mais dura e elástica que não se quebra durante o cozimento na água e nem se desmancha. Perceba que quando se coloca um molho quente sobre uma massa feita com trigo normal, ela cozinha novamente e fica cada vez mais parecida com uma papa.

Já o al dente é o ponto ideal para os italianos, aquele quando a massa ainda está firme para ser mordida. Aqui nesse link para uma matéria do Paladar, do Estadão, você encontra informações interessantes sobre a história do macarrão, que só se tornou comida “de rua” e teve seu tempo de cocção reduzido para poucos minutos no século 18, além dos conceitos de al dente e curiosidades do grano duro.

1 comment
  1. Acacio Santos
    Acacio Santos
    05 jun 2021 at 23:31

    Excelente comentario. Farinha de trigo, semola e semolina ainda gera duvidas no seu uso. Mais ainda qdo nos cozinheiros de FDS, familiar….maiores explicacoes sao Muito bem vindas.

    Reply

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Dia das Mulheres: as chefs que nos inspiram e ensinam a cozinhar

O mundo da culinária tem sido historicamente dominado por homens, mas em anos mais recentes as chefs de cozinha mulheres assumiram postos de destaque com suas habilidades e visão inspiradora. Quebrando barreiras, rompendo preconceitos e demonstrando que não há limites criativos, as Embaixadoras Paganini são um exemplo disso.

Com os ingredientes Paganini, panelas e talento, elas nos inspiram e nos ensinam a cozinhar diariamente, proporcionando momentos memoráveis ​​à mesa. Neste 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, conheça as profissionais que representam a marca italiana de produtos gourmet no Brasil.

Atualmente, a Paganini apresenta o maior guarda-chuva de produtos italianos no Brasil, selecionados nas melhores regiões da Itália: azeites da Úmbria, acetos balsâmicos da Emília-Romanha, massas de grano duro da Puglia, tomate pelado da Campânia, arroz e couscous do Piemonte e funghi da Toscana. Todos os produtos são trazidos ao Brasil exclusivamente pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Kika Marder

De Curitiba, a chef Kika Marder é uma consumidora da Paganini há muitos anos. Para Kika, a parceria com a Paganini só foi possível porque ela conhece e gosta dos produtos da marca, além da sua cozinha priorizar os melhores ingredientes e insumos. O trabalho da chef pode ser acompanhado através do seu perfil @kikamarder.

Miau Caldas

Foto: Divulgação.

A chef Miau Caldas é a mais nova Embaixadora Paganini, em Recife. Da capital de Pernambuco, onde atua como consultora para o setor do food service,

Leia mais

Carbonara Day: os melhores formatos de massa para o molho carbonara

Carbonara é um molho tão apreciado não só na Itália, mas no mundo inteiro que ganhou um dia para chamar de seu: o Carbonara Day, celebrado em 6 de abril. Isso não se dá por acaso: com poucos ingredientes e de fácil acesso preparar uma massa deliciosa é fácil e prático.

Basta ter ovos, pimenta-do-reino, queijo pecorino ou parmesão e guanciale (bochecha do porco), que pode ser substituído por bacon. É vegetariano? Prove a versão com abobrinha.

Mas, e em relação à massa, qual é o melhor formato para a pasta alla carbonara?

Leia mais