Mãe do Vinagre

mãe do vinagre

Você já deve ter ouvido falar que alguns vinhos, principalmente tintos, podem apresentar uma espécie de borra na garrafa, que na verdade são micropartículas que se unem e formam partículas maiores, em um fenômeno que se chama polimerização. Apesar de não ser defeito do vinho e não alterar o sabor da bebida, além de não fazer mal à saúde, algumas pessoas sentem-se incomodadas com esse resíduo. Para essas, um decanter ou uma pequena peneira resolvem o problema.

Algo semelhante, porém com explicação diferente, acontece nos vinagres, especialmente nos balsâmicos: a formação de uma substância viscosa e gelatinosa na superfície do líquido que está amadurecendo em toneis e que, conforme aumenta de peso tende a se precipitar – a chamada madre ou mãe do vinagre. Mas como e por que ela se forma?

Vinagre nada mais é que vinho acetificado devido à absorção de oxigênio, ou seja, o resultado de uma reação química. Ainda no século XVIII, pensava-se que a “mãe do vinagre” era o resultado da transformação do álcool em ácido acético, mas graças ao químico francês Lavoisier hoje sabemos que ela é a causa e não a consequência, já que sem a participação da bactéria acética não há vinagre. Ou seja, é a mãe do vinagre que origina o vinagre.

Há relatos de casos em que a “mãe do vinagre” aparece no produto já embalado para consumo quando todas as reações químicas já deveriam ter ocorrido. A explicação é basicamente a mesma da borra dos vinhos: em alguns casos de vinagre balsâmico, por exemplo, que amadurece bastante tempo em contato com o carvalho, as garrafas podem ter sido preenchidas com a parte final do tanque, que geralmente contém mais resíduo. Esse resíduo, por sua vez, facilita a criação da mãe do vinagre – o que é mais uma prova de que se trata de um produto de fermentação natural. Em alguns países da Europa, por sinal, o vinagre que contém a mãe é comercializado mais caro, por ser um produto diferenciado.

A vantagem para quem “acha” esse resíduo na garrafa, é que se pode fazer vinagre em casa a partir dele. A nutricionista e pesquisadora Neide Rigo, do Blog Come-se, do Jornal O Estado de S. Paulo, escreve sobre importância da mãe do vinagre e dá dicas preciosas sobre o produto aqui.

2 comments
  1. Laércio Boselli
    Laércio Boselli
    22 set 2020 at 18:18

    Boa noite
    Há algum lugar onde possa comprar um pouco da madre, onde comprava o vinagre eles não tem mais, nem vinagre tão pouco a madre.
    Estou em SP bairro Ipiranga (cep 04286-000)
    Obrigado

    Reply
    • Paganini
      Paganini
      26 nov 2020 at 16:08

      Infelizmente não sabemos responder!
      abraço,

      Reply

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Afinal, o que é glúten?

Há alguns anos o glúten se tornou o vilão da alimentação de grande parte da população. Mas, afinal, o que é o glúten?

De acordo com a FENACELBRA (Federação Nacional das Associações de Celíacos no Brasil) , glúten é o conjunto de proteínas encontradas nos cereais e é responsável pela elasticidade e aderência que facilita o preparo do alimento. Ao ser absorvido pelo organismo, é usado para o ganho de massa magra e se torna fonte de energia e proteína.

Segundo Ester Benatti, secretária executiva da
FENACELBRA, para
efeitos de controle da doença celíaca se estabeleceu mundialmente que
glúten, em alimentos industrializados, refere-se às proteínas presentes no
trigo, cevada e centeio. Ele pode ser encontrado em alimentos como massas, bolachas,
pães, bolos, cerveja, entre outros. Além disso, está presente na composição
de cosméticos, produtos de higiene, produtos de limpeza, de material escolar,
na fabricação de bolsas e calçados e até em material de construção. É indicado
ficar sempre atento às informações do rótulo.

O glúten é, frequentemente, ligado à prisão de ventre e aumento de peso, e em alguns casos está relacionado à obesidade, porém estudos recentes publicados pelo jornal Gastroenterology provam que a ingestão dessa substância não causa nenhum problema gastrointestinal em indivíduos normais, sendo nocivo apenas para quem possui a doença celíaca.

Benatti explica que o glúten em si não tem um grande valor nutricional e que é mito que a retirada do glúten da alimentação pode fazer com que a pessoa desenvolva sensibilidade à substância.

Leia mais

DICAS DE AZEITE EXTRAVIRGEM PARA A PÁSCOA

Saiba quais azeites harmonizam perfeitamente com pratos à base de bacalhau

Os motivos de o bacalhau ser o prato da Semana Santa, na verdade, são mais comerciais que gastronômicos. No século XVI, o Vaticano, que era proprietário de uma grande frota bacalhoeira, viu seus armazéns lotados da iguaria porque a procura declinava. Para movimentar as vendas, decidiu proibir o consumo de carne vermelha durante a Semana Santa e incentivar a comercialização do bacalhau.

Nem precisamos entrar no mérito de como a ideia deu certo e se perpetua até hoje. Além de delicioso, é um alimento saudável, rico em sais minerais, vitaminas e proteínas, e contém baixíssimos teores de colesterol e gordura. Por aqui, é a iguaria predileta na mesa dos brasileiros na semana da Páscoa.

O que poucos sabem é que o segredo para um prato ainda mais saboroso é a escolha do azeite de oliva extravirgem. Por isso, selecionamos cinco produtos que irão acompanhar à perfeição pratos com bacalhau, seja na preparação ou na finalização. Todos são trazidos ao Brasil pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

O italiano Azeite de Oliva Extravirgem Paganini é perfeito para a elaboração de inúmeros pratos e tem um bico de peneira para auxiliar na medida. É uma opção fresca e aromática, com acidez de 0,5% que vai conferir o sabor ideal no preparo do bacalhau, tanto em lombo quanto desfiado.

O azeite Grezzo Naturale Paganini, também da Itália, é elaborado com técnicas que remetem aos processos de produção antigos,

Leia mais