Massas à Italiana

massa à italiana

Massa boa é massa cozida na hora, não é mesmo? Quando a gente pensa em macarrão vem à mente aquela fumacinha subindo da panela e a perfeita junção entre massa e molho. Existe uma série de dicas para você preparar uma deliciosa massa Paganini à moda italiana, confira.

Quantidades

Genericamente, dizemos que para uma pessoa bastam 100 gramas de massa (mas para esse cálculo funcionar é preciso sabe o apetite de quem será servido). Para massas como penne, fusilli ou farfalloni considere 1 xícara de chá por pessoa. Para massas longas, o ideal seria ter uma balança em casa, mas o “olhômetro” funciona, basta pensar que no pacote há 500 gramas e calcular a quantidade aproximada. Se for massa ninho, como Fettucine ou Tagliatelli, 3 ninhos por pessoa é o ideal.

Sem grudar

A principal causa de a massa “grudar” ao cozinhar é a falta de água. Calcule sempre assim: a cada 500 gramas de massa 5 litros de água; se você for cozinhar menos quantidade de massa, é só usar a regra de três. A água deve estar fervendo e, depois de ferver, mantenha a chama alta. Você pode mexer com um garfo, às vezes, principalmente no caso de massas longas, como spaghetti. Evite cozinhar 1 quilo de macarrão de uma vez só, se precisar dessa quantidade o ideal é preparar duas panelas.

Sal

Para a massa ficar mais saborosa, deixe a água tão salgada quanto a água do mar. Não se preocupe que você não irá ingerir essa quantidade de sal depois de escorrer a massa. A cada 100 gramas, uma colher de sobremesa de sal grosso. Lembre-se de não colocar óleo para cozinhar, pois isso dificulta a absorção do molho à massa.


Al dente

Como saber que a massa está al dente? Ao cortar ao meio, o macarrão deve ter uma fina linha branca. Se assim for, está pronta. Lembre-se que a massa al dente dá uma sensação de saciedade maior. Também as embalagens trazem a informação sobre tempo de cozimento.

Água fria?

Jamais, ou melhor, só se a massa for para salada fria. Macarrão é servido assim que fica pronto, quentinho, então você não deve passá-lo por água fria depois do cozimento. O que você deve fazer é colocar um fio de azeite de oliva extravirgem quando a massa já estiver cozida e escorrida, na travessa para servir! Também nunca deixe o macarrão no escorredor por tempo demais, pois gruda. A regra é: massa cozida, sirva imediatamente.



Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Penne rigate à bolonhesa gratinado com queijo no forno

Assista ao vídeo e aprenda essa receita ideal para almoço em família

Leia mais

Dia das Mulheres: as chefs que nos inspiram e ensinam a cozinhar

O mundo da culinária tem sido historicamente dominado por homens, mas em anos mais recentes as chefs de cozinha mulheres assumiram postos de destaque com suas habilidades e visão inspiradora. Quebrando barreiras, rompendo preconceitos e demonstrando que não há limites criativos, as Embaixadoras Paganini são um exemplo disso.

Com os ingredientes Paganini, panelas e talento, elas nos inspiram e nos ensinam a cozinhar diariamente, proporcionando momentos memoráveis ​​à mesa. Neste 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, conheça as profissionais que representam a marca italiana de produtos gourmet no Brasil.

Atualmente, a Paganini apresenta o maior guarda-chuva de produtos italianos no Brasil, selecionados nas melhores regiões da Itália: azeites da Úmbria, acetos balsâmicos da Emília-Romanha, massas de grano duro da Puglia, tomate pelado da Campânia, arroz e couscous do Piemonte e funghi da Toscana. Todos os produtos são trazidos ao Brasil exclusivamente pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Kika Marder

De Curitiba, a chef Kika Marder é uma consumidora da Paganini há muitos anos. Para Kika, a parceria com a Paganini só foi possível porque ela conhece e gosta dos produtos da marca, além da sua cozinha priorizar os melhores ingredientes e insumos. O trabalho da chef pode ser acompanhado através do seu perfil @kikamarder.

Miau Caldas

Foto: Divulgação.

A chef Miau Caldas é a mais nova Embaixadora Paganini, em Recife. Da capital de Pernambuco, onde atua como consultora para o setor do food service,

Leia mais