Qual o molho certo?

molho e massa

As massas são agrupadas em famílias de acordo com o formato e o tamanho e há um tipo de molho adequado para cada uma. Você pode “romper” as regras e ter uma receita igualmente saborosa com um molho que teoricamente não vai bem com determinada massa, mas se prestar atenção nessa combinação de texturas, certamente terá um resultado ainda melhor. Confira na sequência:

Curtas: Farfalloni, Fusilli e Penne Rigate

São massa que podem ser espetadas com o garfo. O molho certo para elas é mais rústico, com pedaços maiores de legumes ou carnes. Também molhos mais densos aderem melhor a essas massas, além de elas serem as indicadas no preparo de saladas. Exemplos: Farfalloni com Salmão e Fusilli sem Glúten ao Pesto.

Longas: Fetuccine, Linguini, Spaghetti e Tagliatelle

Já essas, são exemplos de massas que aceitam bem molhos simples ou mais condimentados, pois absorvem muito bem os sabores. Os ingredientes em pedaços pequenos são envolvidos pelos fios de massa quando enrolados no garfo. Exemplos: Fettucini Nici com Frutos do Mar e Spaghetti Tailandês.

Para rechear: Conchiglioni

O molho e o recheio devem estar em harmonia, um não deve competir com o outro. Molhos de sabor leve, à base de tomate ou manteiga com ervas, são os melhores. Exemplos: Conchiglioni com Carne de Siri   e Conchiglioni de Bacalhau Gratinado.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

O mapa da culinária italiana

Que os brasileiros têm apreço pela culinária italiana a gente já sabe e você pode ler de novo aqui. Mas você conhece a origem das suas receitas prediletas? Acompanhe aqui o nosso mapa da culinária italiana e confira!

Lasanha à Bolonhesa

Essa receita clássica, muito presente nas mesas brasileiras aos domingos, é uma combinação de folhas de massas e carne ao molho de tomate. A origem é a Emília-Romagna e existe uma polêmica com o prefeito de Bolonha que afirma que a nossa bolonhesa é fake! Divergências à parte, é assim que a conhecemos e é praticamente impossível desvincular a receita à moda brasileira ao nome. Ficou com vontade? Dá uma olhadinha aqui:

Linguine ao Pesto

A receita legítima vem de Gênova, na região da Ligúria, e leva manjericão genovês (aquele de folhas maiores), com pinoli, alho e sal, queijo parmesão ou pecorino ralados, misturados com azeite de oliva extravirgem e temperado com pimenta preta. O ideal é misturar todos os ingredientes com um pilão, mas também podem ser feitos num mixer ou até mesmo no liquidificador. A Paganini traz o autêntico molho pesto italiano da Itália para a sua mesa, conheça aqui.

Tagliatelle com Ragu

Receita do Vêneto, que combina perfeitamente essa massa de fitas longas com o tradicional molho de carne, com cenoura e salsão e que deve ficar bastante tempo na pressão,

Leia mais

Como fazer guacamole?

Saudável e
versátil, há tempos o abacate faz parte da dieta dos brasileiros.
Uma das formas mais comuns de ser servido é como guacamole, a
iguaria mexicana que é basicamente um purê de abacate. O nome tem
origens indígenas (Ahaucati, abacate; e mole, algo como molho). Do
México saiu para o mundo com os colonizadores e conquistou paladares
por onde passou.

Leia mais