Tomate, a cara da Itália

tomates curiosidades

O tomate hoje em dia é fundamental, mas a fruta já foi jogada literalmente na fogueira. Isso porque muito antigamente, quando ainda se acreditava em certas feitiçarias, achavam que ele era venenoso por se assemelhar à mandrágora, planta na época apelidada como “maçã do diabo” por provocar supostos efeitos afrodisíacos.

Lendas à parte, o tomate é uma fruta e é parente da berinjela, das pimentas, dos pimentões e também, acredite, das batatas. Existem algumas teorias sobre suas origens, mas ele começou a ser cultivado nas Américas do Sul e Central. Uns dizem que os primeiros a gostar foram os incas do Peru; outros já acham que quem colocava a fruta na salada eram os mexicanos. O fato é que ele já era consumido bem antes de Colombo chegar por aqui.

A fruta foi enviada à Europa lá pelo século XVI e os primeiros registros em receitas que se têm notícias são da espanhola Sevilha. Quando chegou à Itália, começou a ser chamado de pomo d’oro, pois as primeiras espécies exportadas pareciam maçãs douradas. Os italianos se apaixonaram tanto pela maravilhosa combinação de suculência, doçura e acidez que o tomate até hoje é a cara da Itália.

Benefícios do Tomate

Mesmo sendo tão popular, algumas características dos tomates não são conhecidas pelos consumidores. Nem todos sabem, por exemplo, a quantidade de benefícios para a saúde que eles trazem. Por isso, listamos alguns aqui. Confira!

Uma das principais substâncias que o tomate possui é o licopeno, um carotenoide que confere a cor vermelha a esta fruta e que pode ser encontrado, em menores quantidades, em alimentos como melancia, goiaba, morango e mamão.

É justamente o licopeno, e outros fito nutrientes presentes na fruta, os elementos associados a melhora da qualidade do sono, ao combate de inflamações, ao combate aos radicais livres, que retardam o envelhecimento, e a redução do risco de câncer.

O licopeno é melhor absorvido na presença de gorduras saudáveis, como o azeite de oliva extravirgem, pois elas facilitam o transporte pelo organismo. Cozinhar os tomates também melhora a retenção da substância, trazendo ainda mais benefícios à saúde.

Além desta substância, os tomates são rica fonte de vitamina A que traz efeitos positivos para a saúde dos olhos.

É fonte do mineral cromo e pode ajudar a controlar os níveis de açúcar no sangue, além de ter baixo teor calórico.

É rico em potássio, que ajuda a prevenir o estresse oxidativo dos ossos.

Outra curiosidade é que o fruto faz parte do grupo de alimentos que proporcionam o gosto umami, o que aumenta a salivação e confere aquela sensação agradável na boca. O umami é chamado de quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente apenas em 2000, quando pesquisadores constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Especiarias da culinária

O que o cravo, o gengibre e a pimenta têm em comum? Todos são considerados especiarias que, segundo o dicionário, é o nome dado a certas substâncias aromáticas e condimentícias. Na prática, são aqueles pozinhos, ervinhas e afins que dão para as nossas receitas muito mais sabor. Escolhemos algumas tradicionais e suas melhores indicações.

Leia mais

Conheça as Embaixadoras Paganini

Conheça as profissionais que representam a marca italiana de produtos gourmet no Brasil.

Leia mais