Receita de risoto ao limone, coração de alcachofra, alho-poró e creme de grana padano 

receita risoto limão coração alcachofra

O risoto permite experimentar a combinação de ingredientes de alta qualidade. O coração de alcachofra, o limão, o alho-poró e o creme de queijo realçam o sabor da receita.

Por chef Kika Marder, do Kika Marder Gastronomia

Ingredientes

  • 200 g de creme de leite
  • 100 g de queijo grana padano picado fino
  • 1 alho-poró
  • 1 talo de salsão (sem as folhas)
  • Raspas e caldo de 1 limão siciliano
  • 1 gema
  • 1 xícara (chá) de queijo parmesão ralado
  • 1,5 litro de caldo de legumes caseiro
  • 2 colheres (sopa) de azeite de oliva extravirgem Paganini
  • 1 cebola picada em pequenos pedaços
  • 2 xícaras (chá) de Arroz Carnaroli Paganini
  •  ½ xícara (chá) de vinho branco seco
  • Coração de Alcachofra em Vidro Paganini
  • 2 colheres (sopa) de manteiga
  • Salsinha picada a gosto para servir
  • Pimenta-do-reino moída na hora a gosto
  • Sal a gosto
  • 1 rodela de limão cortada ao meio e selada em frigideira para decorar (opcional)

Modo de preparo

Em uma panela, aqueça o creme de leite e misture o queijo grana padano até derreter. Reserve.

Corte o talo de alho-poró ao meio, no sentido do comprimento, e fatie as metades em meias-luas finas. A dica da Chef é: você pode congelar as folhas para preparar um caldo caseiro e reservar as raízes para preparar raiz de alho-poró frita. Transfira o alho-poró fatiado para uma peneira e lave bem sob água corrente.

Lave, seque e corte o talo de salsão em cubinhos — reserve a folha para o cozimento do risoto. 

Em uma tigela, coloque as raspas e o caldo do limão, a gema e o queijo parmesão. Misture bem com uma espátula e reserve. A mistura possui um aspecto talhado, mas é assim mesmo.

Em uma panela, leve o caldo de legumes ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e mantenha o caldo aquecido durante todo o preparo do risoto.

Leve outra panela grande ao fogo médio para aquecer. Regue com 2 colheres (sopa) de azeite.  Adicione o salsão, a cebola e o alho-poró. Tempere com uma pitada de sal e refogue até murchar, por cerca de 3 minutos. Acrescente o arroz e mexa bem por 3 minutos para envolver os grãos com azeite. Tempere com sal e pimenta-do-reino. Lembre-se de que o caldo caseiro não leva sal.

Regue com o vinho e misture até secar.

Adicione 2 conchas do caldo e misture bem. Deixe cozinhar, mexendo de vez em quando, até secar. Repita o procedimento, adicionando o caldo, de concha em concha, mexendo, até o risoto ficar no ponto. O grão deve estar cozido, mas ainda durinho no centro (al dente).

Adicione ao risoto as alcachofras em conserva, a manteiga, a salsinha picada e sirva com o molho de grana padano quente por cima.

Aqueça uma frigideira antiaderente e com um pouquinho de azeite de oliva, doure a fatia de limão. Corte ao meio e decore o prato antes de servir.

Rendimento: 4 pessoas

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Tomate, a cara da Itália

O tomate hoje em dia é fundamental, mas a fruta já foi jogada literalmente na fogueira. Isso porque muito antigamente, quando ainda se acreditava em certas feitiçarias, achavam que ele era venenoso por se assemelhar à mandrágora, planta na época apelidada como “maçã do diabo” por provocar supostos efeitos afrodisíacos.

Leia mais

Gastronomia italiana é a preferida entre os brasileiros

A imigração italiana ao Brasil começou no século XIX e uma das principais heranças foi a gastronomia. Os italianos se instalaram primeiramente em São Paulo e logo depois migraram para o Rio Grande do Sul em busca de melhores oportunidades.

Aos poucos os costumes italianos se incorporaram aos nossos. A pizza, por exemplo, chegou junto com os italianos do Sul e se tornou uma receita popular no século XX, quando pessoas sem origens italianas passaram a reproduzir o prato, muitas vezes adicionando temperos e elementos novos, o que fez com que a receita ganhasse também características regionais.

Na Itália, as receitas são passadas de geração em geração com muito orgulho e cuidado, sendo um símbolo das raízes culturais imateriais. Por aqui, a maioria dos restaurantes têm, pelo menos, um prato italiano no cardápio, como risoto, lasanha ou massa.

Segundo a pesquisa Hábitos Alimentares dos Brasileiros, 7% dos estabelecimentos nacionais são focados na culinária italiana, sem contar as pizzarias. O estudo abrangeu preferências, dietas e tendências de consumo da culinária estrangeira no Brasil e concluiu que 41% dos entrevistados optam por restaurantes italianos sobre os outros.

Azeite de oliva extravirgem, massa, risoto, lasanha, atomatados, pizza, entre outros insumos, conquistaram o brasileiro e o apetite pela gastronomia italiana só cresce. A Paganini é responsável pela maior e melhor linha de produtos verdadeiramente italianos cuidadosamente selecionados para o consumidor brasileiro. Ela associa a saudável dieta mediterrânea ao charme e prazer de uma verdadeira mesa italiana.

Leia mais