Ragu

ragu

As origens são francesas: ragu vem da palavra ragoût, que pode ser traduzida como ensopado ou guisado. Mas essa é uma receita ou uma técnica, melhor dizendo, que é a cara da Itália. Quando a gente pensa em ragu, já vê uma mamma italiana preparando a macarronada do domingo e aquela alegria em volta da mesa. E como a influência da cultura italiana é grande no Brasil, o ragu também é brasileiro por escolha.

Cada um tem sua receita, mas basicamente trata-se de uma carne bovina, cortada na ponta da faca (não é moída) que cozinha acompanhada por tomate, azeite, cebola, às vezes também por vinho tinto, e água, durante horas e em fogo baixo. O resultado tem que ter cremosidade, o caldo deve ser espesso e muito aromático.

Considerado um dos molhos mais nobres na Itália, a receita tradicional é o Bolonhesa, originário da cidade de Emília-Romagna, onde fica a província de Bolonha. Ela leva presunto de Parma com a capa de gordura picada da mesma maneira que a carne e acompanha divinamente massa ou polenta.

A textura e o tempo de cozimento do Ragu variam de acordo com a base da receita. Os de carne devem ser cremosos e demoram mais para serem preparados; já os de legumes precisam preservar a cor dos vegetais e serem retirados do fogo antes destes desmancharem; os de peixe precisam manter a consistência e por isso são rápidos de preparar.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Arroz para risoto

Quando a gente se prepara para dar aquela garfada no risoto, não imagina quanta história há por trás do prato. O arroz foi provavelmente a primeira planta cultivada da Ásia, com registros chineses de mais de 5.000 anos, e só ficou conhecido na região do Mediterrâneo depois que os árabes resolveram fazer suas plantações próximas ao Rio Nilo. De lá, foi para a Espanha e chegou à Itália no século VIII. Como o que nos interessa é justamente a Itália, há de se dizer que o cereal europeu é muito diferente do cultivado em terras brasileiras. A Paganini traz ao Brasil os dois principais tipos de arroz italianos para risoto: arbóreo e carnaroli.

Leia mais

Como fazer guacamole?

Saudável e
versátil, há tempos o abacate faz parte da dieta dos brasileiros.
Uma das formas mais comuns de ser servido é como guacamole, a
iguaria mexicana que é basicamente um purê de abacate. O nome tem
origens indígenas (Ahaucati, abacate; e mole, algo como molho). Do
México saiu para o mundo com os colonizadores e conquistou paladares
por onde passou.

Leia mais