Dieta mediterrânea

dieta mediterranea

O livro A Ilha dos Anciãos – o segredo dos centenários da Sardenha, de Ben Hills, apresenta diversos personagens centenários ou quase lá que seguem a dieta mediterrânea. O autor passou alguns anos conversando e pesquisando os fatores ambientais e culturais aos quais se pode atribuir à longevidade dos moradores da pequena ilha. A conclusão é de que trabalho árduo, produtos orgânicos, comidas saudáveis, vinho e azeite de oliva parecem ser o segredo na dieta dos entrevistados.

Se você quiser trazer um pouco do modo de vida dos habitantes da Sardenha e outros povos do Mediterrâneo para o seu dia a dia, saiba que frutas, verduras e legumes, leguminosas, como grão de bico e lentilha, amêndoas, nozes, azeitonas, peixe, vinho, azeite de oliva e muitas ervas de cheiro são à base da culinária daqueles povos. Além disso, a dieta mediterrânea se caracteriza pelo baixo consumo de carnes vermelhas e produtos industrializados.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Toscana, a terra do Cogumelo Porcini

A bela e romântica Toscana, no centro da Itália, berço da Renascença e do Chianti, apresenta uma gastronomia esplendorosa, com pratos tradicionais que ganham admiradores por todo o mundo.

Leia mais

Especiarias da culinária

O que o cravo, o gengibre e a pimenta têm em comum? Todos são considerados especiarias que, segundo o dicionário, é o nome dado a certas substâncias aromáticas e condimentícias. Na prática, são aqueles pozinhos, ervinhas e afins que dão para as nossas receitas muito mais sabor. Escolhemos algumas tradicionais e suas melhores indicações.

Leia mais