4 dicas de chef para um risoto perfeito

risoto de limão siciliano

A chef Bárbara Frazão, que é também uma das Embaixadoras Paganini, ensinou em seu Instagram alguns truques para preparar o risoto perfeito. São dicas valiosas para deixar o prato mais saboroso e cremoso que qualquer pessoa pode repetir em casa facilmente.

  1. Usar um bom caldo

“O primeiro ponto é um bom caldo que vai trazer aroma e sabor. Ele é a base do seu risoto. E nada de industrializado!”, diz a chef.

Preparar um bom caldo para o risoto é simples. Numa panela, basta misturar legumes como salsão, cebola e cenoura, cobrir com água fria e cozinhar por 30 minutos. Com um litro de água, dois ou três talos de salsão, uma cenoura e uma cebola, você obtém um caldo suficiente para cozinhar um risoto para duas pessoas.

  1. Um bom arroz é indispensável

“Carnaroli e Arborio são próprios para risoto e o deixam mais cremoso, pois contêm bastante amido. São eles que vão dar aquela textura perfeita e aquele resultado incrível que a gente precisa para um risoto cremoso”, explica Babi.

A Paganini traz ao Brasil as variedades Carnaroli e Arborio que, inclusive, são as mais usadas na Itália.

  1. Vinho seco e de boa qualidade

“Invista em um vinho seco e de boa qualidade e tenho certeza de que você não vai se arrepender”, recomenda a chef.

Vale lembrar que a comida pega o gosto da bebida, portanto é importante evitar vinhos doces e vinhos de baixa qualidade que inevitavelmente irão transferir suas características ao risoto.

  1. Fazer a mantecatura no final

“Não menos importante é aquele toque de untuosidade e cremosidade: a mantecatura, que é adição de manteiga gelada e queijo ralado na hora, sempre mexendo”, diz a chef.

Quando o risoto já está no ponto, al dente, é hora de desligar o fogo, adicionar os queijos e misturar bem para dar cremosidade e brilho ao prato.

Assista ao vídeo da chef Babi Frazão:

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Azeite de Oliva Extra Virgem DOP Úmbria Colli Martani

Da região da Úmbria, no centro da Itália, vem o Azeite de Oliva Paganini Extra Virgem DOP Úmbria Colli Martani, lançamento que a Paganini Gastronomia, referência em qualidade de produtos italianos, apresenta ao paladar dos brasileiros. Entre suas características está a coloração esverdeada com toques amarelos e os intensos aromas frutados. Em boca, destaca-se pela deliciosa sensação picante e o toque de amargor no final, característico das azeitonas Moraiolo (20%), San Felice, Frantoio e Leccino (80%), as permitidas para a Denominação de Origem Protegida Úmbria, na região demarcada como Colli Martani. A acidez máxima é de 0,65%.

Leia mais

Paganini e Centro Europeu promovem “Desafio Gastronômico: influenciadores na cozinha”

A jornalista Elis Cabanilhas, editora da Revista Vinícola, e a influenciadora digital Fabbi Cunha foram as vencedoras do Desafio Gastronômico: influenciadores na cozinha, competição entre comunicadores promovida pela marca de gastronomia italiana Paganini e pela escola Centro Europeu, na noite desta quarta-feira (6), em Curitiba.

Leia mais