Curiosidades sobre o azeite de oliva extravirgem

curiosidade azeites

Apenas 20% da azeitona vira azeite, os 80% que não vão para a indústria alimentícia encontram também outras utilidades, o bagaço, por exemplo, vai para a indústria de biocombustível.

Um hectare de oliveira pode conter até 20 toneladas de azeitonas;

O azeite de oliva extravirgem é o de mais alta qualidade entre todos os tipos de azeite, a acidez deve ser inferior a 0,8%, e deve possuir aroma e sabor perfeitos.

A diferença entre as azeitonas verde e preta é simplesmente o ponto de colheita: as verdes foram colhidas antes de estarem maduras e as pretas foram colhidas já maduras.

A família das oliveiras inclui 30 tipos e 600 espécies diferentes. Calcula-se que existam 1.400 tipos diferentes de azeitonas no mundo, sendo 400 somente na Itália.

*fonte: oliva.org.br

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Curiosidades sobre o azeite de oliva extravirgem

Apenas 20% da azeitona vira azeite, os 80% que não vão para a indústria alimentícia encontram também outras utilidades, o bagaço, por exemplo, vai para a indústria de biocombustível.

Leia mais

O mapa da culinária italiana

Que os brasileiros têm apreço pela culinária italiana a gente já sabe e você pode ler de novo aqui. Mas você conhece a origem das suas receitas prediletas? Acompanhe aqui o nosso mapa da culinária italiana e confira!

Lasanha à Bolonhesa

Essa receita clássica, muito presente nas mesas brasileiras aos domingos, é uma combinação de folhas de massas e carne ao molho de tomate. A origem é a Emília-Romagna e existe uma polêmica com o prefeito de Bolonha que afirma que a nossa bolonhesa é fake! Divergências à parte, é assim que a conhecemos e é praticamente impossível desvincular a receita à moda brasileira ao nome. Ficou com vontade? Dá uma olhadinha aqui:

Linguine ao Pesto

A receita legítima vem de Gênova, na região da Ligúria, e leva manjericão genovês (aquele de folhas maiores), com pinoli, alho e sal, queijo parmesão ou pecorino ralados, misturados com azeite de oliva extravirgem e temperado com pimenta preta. O ideal é misturar todos os ingredientes com um pilão, mas também podem ser feitos num mixer ou até mesmo no liquidificador. A Paganini traz o autêntico molho pesto italiano da Itália para a sua mesa, conheça aqui.

Tagliatelle com Ragu

Receita do Vêneto, que combina perfeitamente essa massa de fitas longas com o tradicional molho de carne, com cenoura e salsão e que deve ficar bastante tempo na pressão,

Leia mais