Minidicionário de cortes de massas

tabela de equivalencias

Spaghetti, penne e fettuccine provavelmente são formatos de massa que você reconhece bem. Mas quando está escrito na carta do restaurante rustiche você sabe o que estará no prato? Para ajudá-lo nessa deliciosa missão, montamos um minidicionário de cortes de massas Paganini que você encontra no Brasil.

Massas curtas

Conchiglioni: forma de conchas, geralmente recheada com molhos de queijo ou agridoce.

Farfalloni: um dos cortes mais tradicionais da Itália, possui formato de gravata borboleta e é indicado para saladas e molhos leves. Aquelas em tamanho menor chamam farfalline.

Fusilli: em forma de parafuso, ótima com molhos espessos e de tomate.

Penne Rigate: em formato de tubos, com ranhuras, ideal para molhos à base de verduras e legumes.

Pennine: um penne tamanho P, ideal quando o formato da refeição é finger food.

Pennoni: um penne tamanho G, com ranhuras que retêm o molho.

Rigatoni: em forma de tubo grosso, ideal para consumo com queijo.

Massas longas

Capellini: longa e fina, possui menos da metade do volume das outras massas longas como spaghetti. Pode ser usada em sopas, paella e molhos mais sofisticados.

Fettuccine Nidi: fitas longas, mais estreitas que o tagliatelle, e enroladas em ninhos.

Fettuccine: fitas longas, mais estreitas que o tagliatelle, para molhos cremosos e delicados.

Linguine: formato estreito e chato. Ótimo para molhos a base de tomate e manjericão ou o famoso alho e óleo.

Pappardelle: fitas mais largas que a rustiche, mas também com espessura fina.

Rustiche: fitas longas com espessura mais fina, ideal para reter todos os tipos de molho.

Spaghetti Ristorante: mais espessa, adere melhor ao molho. Aceita de forma espetacular a técnica do pré-cozimento.

Tagliatelle: fitas longas, ideal para molhos tradicionais, feitos com carne, ou mais leves, com peixe.

Tagliatelli Nidi: fitas longas enrolada em ninhos.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

7 mitos e verdades sobre o azeite de oliva extravirgem

O azeite de oliva extravirgem é um ingrediente muito apreciado na cozinha de muitos países. As qualidades sensoriais agregam sabor e perfume aos pratos, como massas com pesto e bruschettas, sem contar os inúmeros benefícios para a saúde.

Mas, afinal, azeite faz bem à saúde? Acidez baixa é sinônimo de qualidade? Azeite de oliva extravirgem é o melhor óleo? Conheça alguns mitos e verdades sobre o azeite de oliva e aprenda a escolher o produto certo.

Leia mais

Dia das Mulheres: as chefs que nos inspiram e ensinam a cozinhar

O mundo da culinária tem sido historicamente dominado por homens, mas em anos mais recentes as chefs de cozinha mulheres assumiram postos de destaque com suas habilidades e visão inspiradora. Quebrando barreiras, rompendo preconceitos e demonstrando que não há limites criativos, as Embaixadoras Paganini são um exemplo disso.

Com os ingredientes Paganini, panelas e talento, elas nos inspiram e nos ensinam a cozinhar diariamente, proporcionando momentos memoráveis ​​à mesa. Neste 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, conheça as profissionais que representam a marca italiana de produtos gourmet no Brasil.

Atualmente, a Paganini apresenta o maior guarda-chuva de produtos italianos no Brasil, selecionados nas melhores regiões da Itália: azeites da Úmbria, acetos balsâmicos da Emília-Romanha, massas de grano duro da Puglia, tomate pelado da Campânia, arroz e couscous do Piemonte e funghi da Toscana. Todos os produtos são trazidos ao Brasil exclusivamente pelas importadoras Porto a Porto e Casa Flora.

Kika Marder

De Curitiba, a chef Kika Marder é uma consumidora da Paganini há muitos anos. Para Kika, a parceria com a Paganini só foi possível porque ela conhece e gosta dos produtos da marca, além da sua cozinha priorizar os melhores ingredientes e insumos. O trabalho da chef pode ser acompanhado através do seu perfil @kikamarder.

Miau Caldas

Foto: Divulgação.

A chef Miau Caldas é a mais nova Embaixadora Paganini, em Recife. Da capital de Pernambuco, onde atua como consultora para o setor do food service,

Leia mais