Por que Arborio e Carnaroli são os melhores arrozes para risoto

risoto de açafrão com folha de ouro

O legítimo risoto italiano não é apenas um arroz acompanhado de algum outro ingrediente, mas é um prato que, para ser considerado tal, é preparado com pelo menos cinco ingredientes e em cinco etapas

Dentre os ingredientes, o mais importante é sem dúvida o arroz. Quem já preparou “risoto” usando o tradicional arroz branco sabe que, mesmo seguindo à risca a receita, é impossível conseguir alcançar a típica cremosidade do prato.

Para um risoto cremoso, os melhores arrozes são Arborio e Carnaroli, duas variedades italianas que podem ser facilmente encontradas no Brasil. A marca Paganini traz ao país esses nobres arrozes cultivados na região do Piemonte, no noroeste da Itália.

Arborio e Carnaroli são os arrozes favoritos dos italianos para risoto, pois são ricos em amido, substância que se solta durante o cozimento resultando num preparo de textura aveludada. Eles fazem toda a diferença para o resultado.

Apesar de similares, o grão do Arborio é mais arredondado, enquanto o Carnaroli tem um grão um pouco maior e alongado e, por isso, mantém o cozimento mais al dente, ou seja, fica ligeiramente mais firme ao centro. Ambos são perfeitos para o verdadeiro risoto.

O risoto é um prato muito amado porque, além de delicioso, é rápido de preparar e é bastante versátil. Além de combinar com carnes, peixes e vegetais, ele pode ser personalizado para ganhar cores: aprenda como adicionar açafrão, tomate, tinta de lula ou beterraba e deixar seu risoto todo colorido!

Quer descobrir como preparar um risoto perfeito? Veja as quatro dicas da chef Babi Frazão!

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Lasanha de bacalhau

Aprenda essa receita ideal para um almoço em família

Leia mais

Dieta mediterrânea

O
livro A Ilha dos Anciãos – o
segredo dos centenários da Sardenha
,
de Ben Hills, apresenta diversos personagens centenários ou quase lá
que seguem a dieta
mediterrânea
. O autor
passou alguns anos conversando e pesquisando os fatores ambientais e
culturais aos quais se pode atribuir à longevidade dos moradores da
pequena ilha. A conclusão é de que trabalho árduo, produtos
orgânicos, comidas saudáveis, vinho e azeite
de oliva
 parecem ser o segredo
na dieta dos entrevistados.

Leia mais