Como fazer lasanha de berinjela na frigideira

lasanha berinjela

A lasanha de berinjela é um prato delicioso que pode ser servido como antepasto ou como principal. É uma ótima opção para um almoço em família ou para receber visitas. 

A receita tradicional é preparada no forno, mas a seguir você confere uma versão que pode ser preparada na frigideira, ideal para os dias mais quentes.

Ingredientes

800 g de berinjelas (cerca de 4)

500 g de Polpa de Tomate Paganini

400 g de muçarela em fatias

100 g de queijo parmesão ralado

1 dente de alho inteiro e descascado

1maço de manjericão

Farinha de trigo para empanar

Óleo de soja para fritar

Azeite de Oliva Extravirgem Paganini a gosto

Sal a gosto

Pimenta-do-reino a gosto

Modo de preparo

  1. Para preparar a lasanha de berinjela, comece cortando a berinjela em fatias pelo comprimento com espessura de cerca de 0,8 mm a 1 cm. Disponha a berinjela em camadas num escorredor de macarrão, polvilhe todas as camadas com sal e apoie um peso por cima. Aguarde pelo menos meia hora para extrair o líquido amarguinho da berinjela.
  1. Enquanto isso, aqueça um fio de azeite numa frigideira, doure o dente de alho com um galinho de manjericão fresco. Acrescente a polpa de tomate e cozinhe por cerca de 20 minutos até engrossar – o molho não pode estar muito líquido para que a lasanha não desmonte na hora de cortar. Tempere com sal e pimenta-do-reino e reserve.
  1. Com papel toalha, enxugue bem as fatias de berinjela e passe na farinha de trigo. Frite por imersão em óleo quente – a temperatura ideal é 180ºC, que você pode medir com um termômetro culinário.
  1. Comece montando a lasanha. No fundo de uma frigideira, espalhe um pouco de molho de tomate, adicione uma camada de fatias de berinjela ligeiramente sobrepostas. Acrescente muçarela, parmesão ralado e folhas de manjericão. Repita as camadas até os ingredientes acabarem.
  1. Tampe a frigideira e cozinhe em fogo médio por 20 minutos. Se, após esse tempo, o molho ainda estiver muito líquido, cozinhe mais alguns minutos sem tampa. Desligue, polvilhe com mais parmesão ralado, decore com folhas de manjericão e deixe descansar para firmar. Sirva morna ou em temperatura ambiente.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

De bruschettas a massas: 5 receitas para a Ceia de Ano Novo

Sem ideias para Réveillon e cansado de servir sempre os mesmos pratos? A seguir separamos 5 receitas para a Ceia de Ano Novo que fogem do tradicional. Tem entradas clássicas como bruschettas, uma deliciosa salada de polvo, massas e um cordeiro com couscous que irá surpreender e agradar aos comensais.

Além disso, você pode servir todos esses pratos acompanhados de espumante. Não tem erro.

Leia mais

Alcachofra

A alcachofra é uma flor exótica conhecida e consumida há séculos. O nome vem do árabe al-kharshûf (algo como planta com espinho). Já o nome científico, Cynara cardunculos, vem de uma lenda grega que diz que Cynara era uma bela jovem que rejeitou Zeus, então ele a transformou em uma planta selvagem e espinhosa.

Leia mais