O que é massa de grano duro?

grano duro

Grano duro é um tipo de trigo que produz uma massa mais dura e elástica.

Convide um italiano para comer uma macarronada no domingo e deixe a massa passar do ponto para você ver o que acontece. Na Itália, massa é coisa muito séria e vai além de comida de última hora. É uma tradição nacional e não se permite brincadeiras ou invencionices. Para eles, para chamar massa deve ser feita apenas com grano duro – praticamente uma DOC (Determinação de Origem Controlada)!

Outra coisa é que massa se come al dente – não é uma papinha de criança. Grano duro é um tipo de trigo, chamado cientificamente deTriticum durum que produz uma massa mais dura e elástica que não se quebra durante o cozimento na água e nem se desmancha. Perceba que quando se coloca um molho quente sobre uma massa feita com trigo normal, ela cozinha novamente e fica cada vez mais parecida com uma papa.

Já o al dente é o ponto ideal para os italianos, aquele quando a massa ainda está firme para ser mordida. Aqui nesse link para uma matéria do Paladar, do Estadão, você encontra informações interessantes sobre a história do macarrão, que só se tornou comida “de rua” e teve seu tempo de cocção reduzido para poucos minutos no século 18, além dos conceitos de al dente e curiosidades do grano duro.

1 comment
  1. Acacio Santos
    Acacio Santos
    05 jun 2021 at 23:31

    Excelente comentario. Farinha de trigo, semola e semolina ainda gera duvidas no seu uso. Mais ainda qdo nos cozinheiros de FDS, familiar….maiores explicacoes sao Muito bem vindas.

    Reply

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

O mapa da culinária italiana

Que os brasileiros têm apreço pela culinária italiana a gente já sabe e você pode ler de novo aqui. Mas você conhece a origem das suas receitas prediletas? Acompanhe aqui o nosso mapa da culinária italiana e confira!

Lasanha à Bolonhesa

Essa receita clássica, muito presente nas mesas brasileiras aos domingos, é uma combinação de folhas de massas e carne ao molho de tomate. A origem é a Emília-Romagna e existe uma polêmica com o prefeito de Bolonha que afirma que a nossa bolonhesa é fake! Divergências à parte, é assim que a conhecemos e é praticamente impossível desvincular a receita à moda brasileira ao nome. Ficou com vontade? Dá uma olhadinha aqui:

Linguine ao Pesto

A receita legítima vem de Gênova, na região da Ligúria, e leva manjericão genovês (aquele de folhas maiores), com pinoli, alho e sal, queijo parmesão ou pecorino ralados, misturados com azeite de oliva extravirgem e temperado com pimenta preta. O ideal é misturar todos os ingredientes com um pilão, mas também podem ser feitos num mixer ou até mesmo no liquidificador. A Paganini traz o autêntico molho pesto italiano da Itália para a sua mesa, conheça aqui.

Tagliatelle com Ragu

Receita do Vêneto, que combina perfeitamente essa massa de fitas longas com o tradicional molho de carne, com cenoura e salsão e que deve ficar bastante tempo na pressão,

Leia mais

Arroz para risoto

Quando a gente se prepara para dar aquela garfada no risoto, não imagina quanta história há por trás do prato. O arroz foi provavelmente a primeira planta cultivada da Ásia, com registros chineses de mais de 5.000 anos, e só ficou conhecido na região do Mediterrâneo depois que os árabes resolveram fazer suas plantações próximas ao Rio Nilo. De lá, foi para a Espanha e chegou à Itália no século VIII. Como o que nos interessa é justamente a Itália, há de se dizer que o cereal europeu é muito diferente do cultivado em terras brasileiras. A Paganini traz ao Brasil os dois principais tipos de arroz italianos para risoto: arbóreo e carnaroli.

Leia mais