Como escolher o azeite para o bacalhau de Páscoa

Bacalhau Páscoa

O essencial para preparar um bacalhau saboroso é usar azeite de oliva extravirgem de excelente qualidade, como os da marca italiana Paganini.

Importados pela Porto a Porto da Úmbria, região da Itália central célebre por seus azeites de qualidade superior, os produtos Paganini são perfeitos para cozinhar e finalizar pratos.

Fresco e aromático, o Azeite de Oliva Extravirgem Paganini é elaborado com as azeitonas italianas Frantoio, Coratina, Nocellara e Leccino de primeira prensagem e possui acidez menor que 0,5%, características de azeites de qualidade superior.

Para um azeite de oliva ser considerado extravirgem, o produto deve apresentar cor do amarelo claro ao verde, o que varia com o tempo, tipo de azeitonas e ponto de amadurecimento.

Para ser classificado como tal, o azeite de oliva extravirgem precisa passar por uma análise sensorial que identifica aromas e sabores. Se as características são positivas, com aromas e sabores frutados e agradáveis, é sintoma de que o azeite foi elaborado a partir de azeitonas sãs e que não fermentaram. Atributos como picância e amargor na medida certa são também indicadores de qualidade.

Para que as características naturais da azeitona sejam preservadas, o azeite de oliva extravirgem precisa ser extraído a frio e sem processos químicos. Este método conserva os sabores naturais dos frutos e adiciona um aroma frutado e um sabor robusto à preparação.

Como escolher azeite para bacalhau

O azeite pode ter diferentes perfis que variam de sabores suaves a mais intensos. O bacalhau, que é um peixe de sabor acentuado, recebe bem azeites mais robustos. Mas você pode optar por um produto mais suave caso queira realçar mais a personalidade do peixe.

Para que o preparo do seu bacalhau seja perfeito, escolha um bom azeite de oliva extravirgem e seja feliz. Conheça os Azeites de Oliva Extravirgem Paganini:

Azeite de Oliva Extravirgem Paganini

Azeite de Oliva Extravirgem Paganini

Perfeito para a elaboração de inúmeros pratos, é uma opção fresca e aromática, com acidez abaixo de 0,5% que vai conferir o sabor ideal no preparo do bacalhau, tanto em lombo quanto desfiado.

Azeite Grezzo Naturale Paganini

Azeite de Oliva Extravirgem Paganini Grezzo

Também da Itália, este azeite é elaborado com técnicas que remetem aos processos de produção antigos, fruto da primeira prensagem das melhores azeitonas. Ele não é filtrado, então possui tonalidade verde oliva intensa com aspecto turvo. Tem um sabor marcante e uma pequena e agradável picância no final, excelente para a finalização de pratos à base de posta de bacalhau.

Além desses dois azeites ao natural, a Paganini conta ainda com uma linha de azeites saborizados – Alho, Manjericão, Pimenta e Trufas – que são ideais para finalizar pratos.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Azeite de Oliva Extra Virgem DOP Úmbria Colli Martani

Da região da Úmbria, no centro da Itália, vem o Azeite de Oliva Paganini Extra Virgem DOP Úmbria Colli Martani, lançamento que a Paganini Gastronomia, referência em qualidade de produtos italianos, apresenta ao paladar dos brasileiros. Entre suas características está a coloração esverdeada com toques amarelos e os intensos aromas frutados. Em boca, destaca-se pela deliciosa sensação picante e o toque de amargor no final, característico das azeitonas Moraiolo (20%), San Felice, Frantoio e Leccino (80%), as permitidas para a Denominação de Origem Protegida Úmbria, na região demarcada como Colli Martani. A acidez máxima é de 0,65%.

Leia mais

Por que a dieta mediterrânea é a melhor do mundo

Frutas, verduras, legumes, nozes e castanhas, além de peixes, carnes magras e, sobretudo, muito azeite de oliva extravirgem fazem da dieta mediterrânea a melhor do mundo. Em 2023, pela sexta vez consecutiva, a alimentação típica de países como Itália, Grécia, França e Espanha, alcançou o topo do ranking recém-divulgado pela publicação norte-americana U.S. News.

Leia mais