Como escolher o azeite para o bacalhau de Páscoa

Bacalhau Páscoa

O essencial para preparar um bacalhau saboroso é usar azeite de oliva extravirgem de excelente qualidade, como os da marca italiana Paganini.

Importados pela Porto a Porto da Úmbria, região da Itália central célebre por seus azeites de qualidade superior, os produtos Paganini são perfeitos para cozinhar e finalizar pratos.

Fresco e aromático, o Azeite de Oliva Extravirgem Paganini é elaborado com as azeitonas italianas Frantoio, Coratina, Nocellara e Leccino de primeira prensagem e possui acidez menor que 0,5%, características de azeites de qualidade superior.

Para um azeite de oliva ser considerado extravirgem, o produto deve apresentar cor do amarelo claro ao verde, o que varia com o tempo, tipo de azeitonas e ponto de amadurecimento.

Para ser classificado como tal, o azeite de oliva extravirgem precisa passar por uma análise sensorial que identifica aromas e sabores. Se as características são positivas, com aromas e sabores frutados e agradáveis, é sintoma de que o azeite foi elaborado a partir de azeitonas sãs e que não fermentaram. Atributos como picância e amargor na medida certa são também indicadores de qualidade.

Para que as características naturais da azeitona sejam preservadas, o azeite de oliva extravirgem precisa ser extraído a frio e sem processos químicos. Este método conserva os sabores naturais dos frutos e adiciona um aroma frutado e um sabor robusto à preparação.

Como escolher azeite para bacalhau

O azeite pode ter diferentes perfis que variam de sabores suaves a mais intensos. O bacalhau, que é um peixe de sabor acentuado, recebe bem azeites mais robustos. Mas você pode optar por um produto mais suave caso queira realçar mais a personalidade do peixe.

Para que o preparo do seu bacalhau seja perfeito, escolha um bom azeite de oliva extravirgem e seja feliz. Conheça os Azeites de Oliva Extravirgem Paganini:

Azeite de Oliva Extravirgem Paganini

Azeite de Oliva Extravirgem Paganini

Perfeito para a elaboração de inúmeros pratos, é uma opção fresca e aromática, com acidez abaixo de 0,5% que vai conferir o sabor ideal no preparo do bacalhau, tanto em lombo quanto desfiado.

Azeite Grezzo Naturale Paganini

Azeite de Oliva Extravirgem Paganini Grezzo

Também da Itália, este azeite é elaborado com técnicas que remetem aos processos de produção antigos, fruto da primeira prensagem das melhores azeitonas. Ele não é filtrado, então possui tonalidade verde oliva intensa com aspecto turvo. Tem um sabor marcante e uma pequena e agradável picância no final, excelente para a finalização de pratos à base de posta de bacalhau.

Além desses dois azeites ao natural, a Paganini conta ainda com uma linha de azeites saborizados – Alho, Manjericão, Pimenta e Trufas – que são ideais para finalizar pratos.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

10 dicas para uma vida mais saudável

Você não precisa ser radical para ter uma alimentação saudável. Assim como quase tudo nessa vida, para os quesitos proteínas, vitaminas e sais minerais também vale o caminho do meio: há de se ter equilíbrio. Salvo quem tem necessidades especiais ou restritivas a determinadas substâncias, o ideal é comer um pouco de tudo e muito de nada. Para lembrarmos o que realmente é importante preparamos uma lista com 10 dicas para uma vida mais saudável! Confira:

Leia mais

Carbonara Day: os melhores formatos de massa para o molho carbonara

Carbonara é um molho tão apreciado não só na Itália, mas no mundo inteiro que ganhou um dia para chamar de seu: o Carbonara Day, celebrado em 6 de abril. Isso não se dá por acaso: com poucos ingredientes e de fácil acesso preparar uma massa deliciosa é fácil e prático.

Basta ter ovos, pimenta-do-reino, queijo pecorino ou parmesão e guanciale (bochecha do porco), que pode ser substituído por bacon. É vegetariano? Prove a versão com abobrinha.

Mas, e em relação à massa, qual é o melhor formato para a pasta alla carbonara?

Leia mais