3 receitas clássicas com Rigatoni Paganini

Rigatoni all'Amatriciana

O Rigatoni pode não ser a primeira escolha que vem à mente quando se trata de variedades de massas. Spaghetti, Penne e Fusilli são os tipos mais comuns e difundidos no Brasil, embora, de acordo com a Abimapi, existam 60 formatos no país.

No universo diversificado das massas, é importante destacar que cada tipo possui características de textura e forma que harmonizam melhor com determinados molhos. O Rigatoni se destaca por ser mais grosso e ter ranhuras em sua superfície, que dão nome à massa. Essas características tornam o Rigatoni uma escolha ideal para absorver molhos tanto interna quanto externamente.

Originado na ilha da Sicília, o Rigatoni é amplamente apreciado no sul da Itália e é especialmente recomendado para molhos espessos, como ragus de carne, e macarronadas de forno, que são especialidades da região.

A marca italiana Paganini traz essa variedade ao Brasil. O Rigatoni Paganini é produzido com grano duro, um tipo de trigo que proporciona mais textura à massa e permite o cozimento al dente. Originário da região da Puglia, no “salto da Bota” italiana, este Rigatoni é uma massa de alta qualidade.

Que tal explorar três receitas clássicas de Rigatoni e expandir seu repertório culinário?

Rigatoni all’Amatriciana

Rigatoni all'Amatriciana

Esta receita é oriunda de Amatrice, pequena cidade do centro da Itália. O molho leva molho de tomate e guanciale (bochecha do porco), que pode ser substituída por bacon. É um prato que fica pronto em poucos minutos, o tempo de água ferver.

Você encontra a receita completa neste link.

Rigatoni Cacio e Pepe

Com apenas dois ingredientes – o cacio (queijo parmesão) e pepe (pimenta-do-reino) – é possível preparar uma massa deliciosa. A cacio e pepe é um clássico italiano. Quem ensina o preparo é a chef Kika Marder:

Rigatoni alla Gricia

Rigatoni alla Gricia

Este molho é típico de Roma, onde pode ser encontrada em todos os restaurantes tradicionais da capital italiana. Essa massa é basicamente uma cacio e pepe com adição de guanciale ou bacon.

Aprenda a receita nesse link.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.