Carbonara Day: os melhores formatos de massa para o molho carbonara

Receita de Farfalloni carbonara

Carbonara é um molho tão apreciado não só na Itália, mas no mundo inteiro que ganhou um dia para chamar de seu: o Carbonara Day, celebrado em 6 de abril. Isso não se dá por acaso: com poucos ingredientes e de fácil acesso preparar uma massa deliciosa é fácil e prático.

Basta ter ovos, pimenta-do-reino, queijo pecorino ou parmesão e guanciale (bochecha do porco), que pode ser substituído por bacon. É vegetariano? Prove a versão com abobrinha.

Mas, e em relação à massa, qual é o melhor formato para a pasta alla carbonara?

O tradicional é, sem dúvida, o spaghetti, mas outros tipos também são perfeitos para acolher esse molho cremoso que é um icône da cozinha da Itália, embora importantes especialistas italianos apontem que a receita possa ter surgido graças à contribuição de soldados dos Estados Unidos durante a Segunda Guerra Mundial.

Outras massas longas como tagliatelle, fettuccine e pappardelle também funcionam bem como alternativas. Entre os formatos curtos, o rigatoni é perfeito, pois além de ter ranhuras na superfície externa, permite a entrada de muito molho no vão interno, mas dá para usar também farfalloni ou penne.

Quantos ovos no molho carbonara?

O ideal é usar uma gema por pessoa e um ovo inteiro a cada três gemas. Por exemplo, para um carbonara para quatro pessoas, a recomendação é usar três gemas e um ovo inteiro. A clara dá leveza e liga, mas é a gema que contribue para a cremosidade do molho.

Adicione os produtos Paganini ao seu mix

Produzidas no sul da Itália, com farinha de trigo de grano duro, que mantém melhor o cozimento al dente, as massas Paganini são perfeitas para qualquer receita de massa.

Se você quer adicionar os produtos Paganini ao mix do seu supermercado, loja ou usá-los em seu restaurante, encontre o nosso representante mais perto de você e veja como adquirir.

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será compartilhado. Todos os campos são obrigatórios.

Outros posts

Italiana para brasileiro ver*

Existem muitas receitas que são creditadas à Itália, mas que só existem aqui no Brasil. Selecionamos algumas, confira.

Leia mais

5 receitas de lasanha para Natal e Ano Novo

Confira preparos que vão além do tradicional à bolonhesa

Leia mais